Pages

Subscribe:

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

VILÊNCIA NOS ESTÁDIOS

O advento das torcidas organizadas trouxe para o futebol, não só, a exaltação de espírito de torcedores envolvidos em preferências clublísticas, mas, o “scap” de um problema social; que à muito coroe a sociedade esportiva. Geralmente vemos; antes de uma partida de futebol, a divulgação de cuidados extremos, quando à normalidade seria a lógica. As tenções provocadas por essas ondas de insegurança, trazem sempre resultados que não podemos acolher como: desordens, brigas, vandalismo e assassinatos. O homem atrela através dos tempos, imperfeições que o afligem e impedem a supremacia na condição de ente humano, provocando sua degradação. A violência é uma dessas imperfeições; ela se apresenta no cotidiano e tenta fazer parte de nosso habitar natural, querendo afastar nossa indignação. Esta evolução milenar, chega até nossos dias e envolve o esporte de maior glamour em nosso país: O futebol. O mesmo tem experimentado esta síndrome e está em processo de degeneração. A equação, do problema, fica longe da repressão violenta da Polícia. Medidas assim; não apresentam resultados eficazes, pois o teor crônico de uma sociedade que não evolui e se mostra com imensas dívidas de saúde , educação, segurança e mobilidade social . É certamente, esta inoperância que estimula o atual estado, resultando no instante vexatório em que nos encontramos. Como curar esta ferida crônica? Se desde a história humana está vinculada em nossa existência. Com se vê; a violência não é um incômodo contemporâneo, mas, algo que nos acompanha desde nossa existência . Os poderes teen um enorme desafio a cumprir, porém, muito mais amplo que possamos imaginar, é estabelecer a integração dessas forças num sentido único, para a construção de uma nova sociedade, tentado substituir um passado de maselas. A construção desta nova ordem social, talvez, seja difícil, mas, precisamos provocar seu advento, focalizar a promoção humana e fazê-los respeitar à ética e vivenciar em conformidade com a razão. Este processo , parece está próximo à utopia, mas, entendo que para mudar essa realidade é preciso não somente sonhar, mas sermos audaciosos em querermos mudar a essa realidade. Com certeza, a violência no futebol, apresenta-se como uma explosão contemporânea, mas, as causas são milenares e a solução não se dará em curto prazo e não será exterminada isoladamente, por que ela faz parte de algo maior; A prática violenta do ser humano desde os tempos das cavernas.

 
* Esse   comentário foi escrito pelo grande comunicador SERGIO CUNHA ( colaborador deste blog). Um conteúdo importante para o torcedor ler, refletir e  guardar. Parabéns amigo e colega SERGIO CUNHA.

4 comentários:

Anônimo disse...

O pior caro jornalista, é que deixei de ir o castelão exatamente npor isso tudo que vc comentou. È uma trieste realidade, e já fui assaltado na saida do castelão, aí desisti meu seu senhor.

Salviano Do Monte. Torcedodo Ferrão

Anônimo disse...

E PORQUE AS AUTORIDADES NÃO ACABAM COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS? NEM NA MAIOR CAPITAL DO PAÍS A POLICIA DEU JEITO, ESTÃO MANXA VERDE, GAVIÕES DA FIEL, TORCIDAS QUE VIRAM ENTIDADES E COM FINS FILANTROPICOS.dE QUALQUER MANEIRA GOSTEI DA EMISSÃO DESSE COMENTARIO BASTANTE DENTRRO DA REALIDADE, INCLUSIVE NOSSA AQUI.

CÉLIO RIBEIRO

Anônimo disse...

O cidadão que é cidadão não vai ao clássico.

Bené

Anônimo disse...

A policia sabe onde se encontra o epicentro da bandalheira, porque não intimida as pessoas nocivas ao nosso futebol. A violência me fez afastar dos estádios, principalmente o Castelão a noite.

Agradecido

Antonio Firmino