Pages

Subscribe:

terça-feira, 13 de abril de 2010

TRIO DA FIFA: CEARÁ X GUARANY(S)

Leonardo Gaciba
Confirmadissimo: Trio de abitragem para o jogo decissivo do segundo turno domingo no estádio Castelão será da FIFA e pago pelos dois clubes , Ceará X Guarany. Depois dos acontecimentos em Sobral seria inviável colocar um trio Cearense para dirigir a partida. Evandro Almeida e Luiz Torquato estão de acordo e já solicitaram a FCF. Provavelmente Leonardo Gaciba apite essa decisão embora existam outras opções . Pelo menos quesito Arbitragem , a decisão começa em paz. Amém.

DIA 6 TEM AMISTOSO INTERNACIONAL NO CASTELÃO

PSV Eindhoven da Holanda
Um amistoso internacional tres dias antes  de começar o Campeonato Brasileiro serie A,um teste para uma avaliação mais apurada do time alvinegro.A confirmação é do próprio Presidente do Ceará, Evandro Leitão, o jogo será no  dia 6 de maio no estádio Castelão, o adversário é o famoso PSV Eindhoven, da Holanda. Até lá o Ceará estará com o time formado para disputar a divisão de elite do futebol Brasileiro. No dia 9 de maio o Vovô dá o seu ponta pé inicial na competição enfrentando o  Fluminense do Rio.

BOLÔLÔ NA ÁREA !!!

Estádio do Junco
Mas que bolôlô neste afunilamento de campeonato ? Tudo por conta dos acontecimentos do jogo Guarany 2 x 1  Horizonte no Estádio do Junco em Sobral. Carlos Tosltói vai denuniciar aquela briga coletiva no encerramento do jogo. O setor juridico da FCF já solicitou aos canais de TV , OPOVO e DIÁRIO  a gravação daquele tumulto generalizado. O  time Sobralense pode correr o risco de perder o mando de campo em algumas  partidas e principalmente a final do campeonato caso decida com o Fortaleza. Tem bolôlô na área !!!

SÉRIE C: FORTALEZA NO GRUPO NORTE

Renan Vieira ( não gostou )?
Presidente do Fortaleza Renan Vieira informou a impressão o grupo que ficará na serie C do Brasileirão deste ano. Embora ser da região Nordeste o Fortaleza vai está  inserido no grupo Norte juntamente com:
Paysandu, Águia de Marabá (PA), São Raimundo, de Santarém (PA) e Rio Branco, do Acre. Pelo regulamento, duas equipes se classificam para a segunda fase, após a realização dos primeiros oito jogos.
È bom lembrar que nesse periodo acontecerá a Copa do Nordeste.

A informação foi passada pelo diretor da CBF Virgilio Elisio.

O COMPORTAMENTO DE UM ÁRBITRO

JOGANDO BOLA COM  SÉRGIO CUNHA*

Ao conhecermos a realidade dos árbitros do Futebol Cearense, passamos a compreender o atual estágio em que se encontra a arbitragem tupiniquim. Na Ingaterra, onde a “ occupation” já é regularizada e os profissionais se dedicam com toda ênfase em suas atividades primárias, justifica-se uma cobrança mais apurada, no que diz respeito a uma “Qualidade Total”. Este padrão, que vem da Fifa, ainda não se adapta a nossa cotidiano. Por isso, os teste fisicos, aplicados recentimente pela CBF em nossos árbitros, apresentaram um índice muito alto e não levaram em consideração, as condições dos árbitros. Entre eles, não há profissão principal com o apito e a maior parte do tempo de cada um são ocupados com outras atividades. Na mesma condição de dualidade profissional temos: Almeda Filho é representante comercial, Mauro Bastos trabalha na Secretaria da Fazenda, Marcio Torres é advogado e Marcos Sampaio é servidor do Instituto Dr. José Frota etc .Depois de uma jornada diária de oito horas de trabalho, parece sufocante o prolongamento de uma atividade, mas, é essa a realidade dos árbitros em nosso pais. Enquanto diversos setores da sociedade são implacáveis na condulta arbitral, não percebem a mudança que passa o setor e os grandes avanços que já foram obtidos, tudo isso na tentativa do acerto. No preparo físico, é desenvolvido um trabalho muito responsável pelo Professor Ricardo Lima, mestre em educação física do quadro da Unifor e que responde pela condição e evolução física dos árbitros da Federacão Cearense de Futebol . Se quem não obteve aprovação nesta ultima avaliação física da CBF, não tem condições de arbitrar uma partida de futebol, ninguém, sendo justo, pode afirmar isso. Na reavalização que acontecerá no próximo dia 25, no Recife, quatro arbitros são cearenses e oito do restante do nordeste, em cada região, a norte, a centro-oeste, a sudeste e a sul existirá as reavaliações, além de Leonardo Gaciba que nesses testes perdeu a condição de árbitro da Fifa, isso é uma demostração de que a arbitragem local não é desconforme com a nacional. Além deste padrão ser muito elevado, nos moldes da Fifa, os arbitros da casa atingiram uma performa quase total da avaliação, faltando de 8 à 10% para conclusão da prova. Esta prova é dividida em “Tiros”( Pique de 150ms. em 30s ) que se repetem 20 vezes, totalizando 3 000ms. A crítica poderá até ser implacável com a arbitragem, mas é preciso reconhecer o esforço de todos e o perseguir constante, em busca de uma arbitragem de “Exelência “ que venha a auxiliar o futebol. É evidente que nossa arbitragem ainda está longe de ser a ideal, mas, o fato das atenções estarem focadas no padrão de acertos e honestidades, é bastante animante e nos traz uma certa tranquilidade com o futuro do apito.

 O FATO É...
*Na maioria das vezes , não existe somente um bom ou mau árbitro,o que existe é uma partida bem ou mau arbitrada.
*O comportamento ético do arbitro, tem que ser perene não só campo,mas, em toda sua vida. Não pode se envolver em escândalos e nem ser visto em frequentes noitadas.
*Para evitar especulações, ao chegar uma cidade é aconselhavel um recolhimento no local de hospedagem, não ser visto com prefeitos e autoridades.
*Um árbitro é uma autoridade e sua candulta tem que ser irrepreensível.

* Sérgio Cunha - Radialista , Repórter, Escritor e grande colaborador deste blog.
futebol_tottal@hotmail.com