Pages

Subscribe:

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

CUIDADO COM A GRIPE SUÍNA


Um virus em mutação é preocupante. Autoridades sanitárias do estado estão em alerta. lembro que recentemente entrevistei durante 60 minutos (interagindo com o ouvinte )no programa Saúde do Povo da rádio O POVO/CBN, o médico infectologista Anastácio Queiroz diretor do Hospital S. José quando ele afirmou que no momento o virus estava em mutação e temia apela sua volta este ano com mais força podendo causar estrago na saúde da população cearense. Pessimista ? Não . palavras de uma autoridade que conhece tudo sobre doenças contagiosas.

Dados recentes (SESA) dão contas de 7 casos no último mês aqui na capital, totalizando 80 durante o inicio da proliferação da doença.


Algumas informações cientificas para os meus amigos bloguistas:


Quais são os sintomas da gripe suína?


Os sintomas da gripe suína são parecidos aos de uma gripe comum, febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, dores de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas infectadas têm relatado diarréia e vômitos.
Estes sinais podem também ser causados por muitas outras doenças, logo, apenas a análise dos sintomas não podem diagnosticar a gripe suína, apenas exames laboratoriais.


SINTOMAS


Quem está com sintomas da gripe suína deve ficar em casa, e, quando tossir ou assoar o nariz, cobrir a boca e o nariz com um lenço. Após descartar o lenço, deve lavar as mãos cuidadosamente. Essas medidas podem prevenir a propagação da doença.
Consultas médicas devem ser marcadas por quem apresenta sintomas, principalmente se a pessoa esteve recentemente em alguma área de risco, ou após contato com alguém que esteve.


PREVENÇÃO DA GRIPE SUÍNA


Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em locais com aglomeração de pessoas.


Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.


Evitar locais com aglomeração de pessoas.


Evitar o contato direto com pessoas doentes. ( TANTO EM CASA COMO INTERNADA)


Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.


Evitar tocar olhos, nariz ou boca. (Antes , lavar bem as mãos )


Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.


Em caso de sintomas , procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a determinados paises.


Não usar medicamentos sem orientação médica .
- Essas informações são repassadas por médicos especialistas no assunto.




8 comentários:

Anônimo disse...

Que bom que vc se preocupa com a saúde pública. Muito esclarecedor esses comentários.

Vilma Nunes - Aldeota

Anônimo disse...

Pior que essa gripe é uma realidade. Evaristo escuto o saúde do povo e ouvi a entrevista com dr. Anastácio Queiroz, vc tá de parabéns . Esses assuntos devem ser abordados na imprensa,

Ruth Magalhães

Anônimo disse...

Está na hora de liberar as vacinas.. Pagamos impostos pra isso mesmo.

Beatriz menezes

Anônimo disse...

ESTOU TRANQUILA , NÃO COMO CARNE DE PORCO.]

VALDETH BRITO

Ministério da Saúde disse...

Bárbara Menezes,
As vacinas estarão prontas para uso no primeiro semestre de 2010, antes do inverno (período que o vírus fica mais resistente).

Para mais informações:

fernanda.scavacini@saude.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Ministério da Saúde disse...

VALDETH BRITO

Não há evidências de transmissão do vírus influenza A (H1N1) pelo consumo de carne de porco ou de quaisquer produtos alimentícios.
Ademais, os tratamentos térmicos utilizados comumente no cozimento da carne de porco eliminam qualquer vírus potencialmente perigoso e presente em carne crua.
Portanto, é importante que todos os alimentos, inclusive a carne de porco e seus derivados, sejam consumidos bem cozidos. Para que o cozimento seja adequado, a temperatura de 70°C tem que ser atingida em todas as partes dos produtos. As carnes devem perder a aparência rosa ou o aspecto sangrento.

Para mais informações:

fernanda.scavacini@saude.gov.br.
Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Anônimo disse...

È preciso ter cuidado mesmo, essa fera devoara qualquer um , e o pior que que a gente não sabe onde se vacinar e se tem vacina do governo .

Maria de Fátima

VAVÁ MARAVILHA disse...

Quero agradecer Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde , no cuidado de ler o meu blog e esclarecer a população Brasileira , questionamentos do povo quanto as respostas aqui postadas. O nosso agradecimento, a Dra. Fernanda Scavacine do MInistério da Saúde.