Pages

Subscribe:

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TERRA TREME DE NOVO EM SOBRAL


A cidade de Sobral balançou de novo. Informações dão conta de uma abalo sísmico no inicio desta semana na sede do municipio. O terremoto foi considerado de pequeno porte, 2,8 na escala Ritcher.

Técnicos da Universidade federal do R G Norte deverão esclarecer o local do epicentro deste abalo já que foi sentido com intensidade na cidade da zona norte do estado.


O terremoto assustou os moradores daquela cidade. Nenhum acidente ou dano material foi registrado segundo o coordenador da defesa civil de Sobral.

Por existir a falha na placa tectônica na área municipal de Sobral e cidades vizinhas, a população sempre espera por mais tremores a qualquer momento.


O que vem a ser Terremoto ou abalo sísmico ?


- Um fenômeno de vibração brusca e passageira da superficie da terra. resultantes de movimentos subterrâneos ( acomodações)

- Um terremoto ou sismo é uma vibração que se origina nas profundezas da crosta terrestre. Essa vibração propaga-se pelas rochas através das ondas sísmicas.


-Os terremotos podem ser medidos, para realizar a medida da intensidade dos tremores foi criada uma escala, seu mentor foi o sismólogo Charles Francis Richter, de origem norte-americana. Ele elaborou uma escala que varia de 0 a 9 graus que corresponde ao volume de energia liberada no tremor, desse modo, foi padronizada internacionalmente a medida para avaliar os terremotos através da escala Richter, em homenagem ao criador.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nasci em Sobral , me eduquei tambem. Sinto saudades da minha terra berço. È muita bela a minha princesinha.

Veronica Campelo

Anônimo disse...

Sobral é considerada a cidade universitária do interior cearense. Lá temos. UFC , faculdades particulares, e intercâmbio com outros paises em se tratando de educação.

MARIA FERREIRA

Anônimo disse...

Sobral é tão bonita que até a terra treme. Adoro minha Sobral.

Lúcia Gomes

Anônimo disse...

SOBRAL BALANÇA MAS NÃO CAI !!!RSRS. É DURO NA QUEDA.

MAZONINO

Anônimo disse...

Ainda bem que o povo da terrinha está acostumado a esses abalos.

Vicente Gurgel - professor